Marketing Digital: Qual Será O Seu Futuro?

marketing digital no futuro
O marketing digital está em constante mudança. Devemos acompanhar as novas tendências e estar por cima daquilo que as nossas audiências utilizam.

Partilhe este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O marketing digital passou por mudanças radicais e profundas nos últimos dez anos. Esta mudança deu-se tanto em termos das abordagens que os profissionais de marketing adotam, quanto das ferramentas que utilizam. Com os desenvolvimentos atuais em tecnologia da informação como a inteligência artificial, a realidade aumentada e as redes sociais, o marketing digital em dez anos será muito diferente do que é hoje.

Há algumas linhas gerais que provavelmente desenharão as características do marketing digital daqui a dez anos. Juntamos algumas para si neste artigo.

 

1 – O telefone vai assumir a liderança do marketing digital

Com a disseminação do uso de telefones inteligentes e seu rápido desenvolvimento, os profissionais de marketing digital estão a voltar os seus olhos para esses pequenos dispositivos. Em 2018, os anúncios para telemóvel dominavam 63% do mercado de publicidade e 92% das receitas de publicidade do Facebook vêm de telefones.

A disseminação dos smartphones também afeta uma importante área interligada ao marketing digital, que é o domínio do SEO. O Google lançou uma política de indexação que prioriza o telemóvel. Isto dá aos sites que respondem aos telefones uma melhor classificação nas páginas de pesquisa. Daqui a dez anos o telemarketing será mais importante do que é hoje.

 

2 – Conteúdo escrito vai continuar a ser importante no marketing digital

Quando lemos todas as estatísticas e estudos que adivinham o domínio da pesquisa de voz e vídeo na Internet, podemos pensar que o conteúdo textual não tem lugar no futuro do marketing digital. Isso não é verdade. Bom conteúdo ainda será necessário, já que as pessoas adoram conteúdo escrito útil. É verdade que o método de encontrar esse conteúdo pode mudar, mas continuará a ser necessário, e os profissionais de marketing continuarão a adoptá-lo, especialmente no campo de SEO.

 

3 – Pesquisas por voz vão ser as mais utilizadas

Atualmente, dezenas de milhões de pessoas usam assistentes de voz. Desde a Alexa da Amazon ao Google Assistant da Google. Também é possível realizar pesquisas por voz em telefones, computadores e até carros. Em 2021, estima-se que 50% das pesquisas serão realizadas por voz. Com o avanço dos assistentes de voz e o suporte dos mecanismos de pesquisa para pesquisa por voz, não ficaríamos surpresos se a pesquisa por voz superasse a pesquisa de texto dentro de dez anos.

 

4 – O vídeo irá tornar-se cada vez mais importante

O conteúdo de vídeo representa quase 80% do tráfego da web. Além disso, a probabilidade de compra aumenta depois de assistir a um videoclipe sobre um produto específico. Portanto, não é de admirar que 87% dos profissionais de marketing digital utilizem conteúdo de vídeo nas suas estratégias de marketing.

Como a maioria das tendências gerais em marketing digital, os telefones estão a impulsionar a disseminação do conteúdo de vídeo, com os usuários de telefone preferindo conteúdo gráfico a escrito em telefones. Ler textos longos em telas pequenas é complicado…

 

5 – O futuro das redes sociais

É difícil prever exatamente como serão as redes sociais daqui a 10 anos, mas provavelmente será mais interativo e contará com a realidade virtual para criar uma experiência social realista para seus usuários. Por outro lado, existem problemas que as redes sociais enfrentarão nos próximos anos, principalmente a questão da privacidade. Tornou-se uma grande preocupação para muitos usuários dessas redes o uso indevido de suas informações pessoais e a venda a terceiros, e não sabemos como isso afetará o futuro dessas redes.

 

6 – A inteligência artificial vai revolucionar o marketing digital

A inteligência artificial vai revolucionar o mundo do marketing digital. Por meio da análise de dados e da capacidade de se adaptar às entradas, a inteligência artificial tornou-se o papel humano na determinação das tendências de marketing. Marcas e profissionais estão a aproveitar os recursos da inteligência artificial para economizar tempo e recursos. Isto é feito ao automatizar os serviços de marketing digital.

Aqui estão alguns dos benefícios que podem ser obtidos com os programas de inteligência artificial:

Ajuda a entender os clientes: a inteligência artificial pode analisar dados para prever comportamentos de compra e decisões de clientes-alvo.
Melhorar a experiência do usuário: você pode usar os dados de inteligência artificial para fornecer ao seu público o que ele precisa e fornecer suporte técnico via chatbots.
Marketing mais eficaz: a inteligência artificial ajuda você a cortar com improvisação e suposições. E crie suas estratégias de marketing com base na análise de dados e em etapas bem pensadas.
Aumente a produtividade: com algoritmos de inteligência artificial, você pode automatizar muitas tarefas chatas e stressantes. Isso o ajudará a aumentar sua produtividade e economizar tempo e dinheiro.

O comportamento do consumidor e a tecnologia estão a evoluir de maneiras imprevisíveis. O campo do marketing digital não vai parar de mudar de acordo com esses desenvolvimentos. É importante que você se mantenha a par de todas as mudanças e tendências do setor, pois quer goste ou que não goste, vai mudar a forma como você se comunica com seu público.

 

O que você acha dessas expectativas? Você concorda com elas? Existem outras expectativas que não referimos? Compartilhe a sua opinião nos comentários.

 

Partilhe este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nineteen − 6 =