O Que é o WordPress e Como o Usar

o que é o wordpress

Partilhe este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O que é o WordPress?

Esta pergunta já lhe passou pela cabeça. Aliás, “o que é o WordPress” foi provavelmente o que pesquisou antes de chegar a este artigo…

Tendo começado por ser uma plataforma de criação de simples blogs, o WordPress é, hoje em dia, a melhor maneira de criar websites ou blogs!

Tecnicamente é chamado de CMS (Content Management System) ou, em português, sistema de gestão de conteúdos. Ou seja, é um software desenvolvido a pensar em utilizadores que pretendem gerir conteúdo. Incluindo ferramentas de escrita, publicação, entre outras que fazem falta nesta tarefa. Tudo isto sem ter a necessidade de saber como programar!

No entanto, sendo um software open source, o código é aberto e pode ser alterado por qualquer utilizador mais experiente que deseje personalizar determinadas funções.

 

 

Quem utiliza o WordPress?

Hoje em dia é possível criar qualquer tipo de website partindo da base do WordPress.

Você pode desenvolver um website simples como um blog ou avançar para lojas eCommerce, fóruns, sites apenas para membros, redes sociais…

Ok, mas quem utiliza WordPress de verdade? Pesquisas dizem que mais de 35% da web é alimentada pelo WordPress. Só para deixar isso claro, mais uma vez, são 35% de toda a web.

Alguns dos utilizadores mais famosos são:

 

A lista poderia continuar, mas fica a ideia e vamos avançar na definição de o que é o WordPress!

 

 

O WordPress é grátis?

Ok. Está tudo a parecer tão simples e fácil. Será que existe um senão? Tenho de pagar para utilizar o WordPress?

A resposta é não… e sim. Depende das suas opções.

 

WordPress.org VS WordPress.com

Existem duas maneiras de usufruir deste software. Uma delas é grátis (wordpress.org) e a outra é paga (wordpress.com). Vamos ver as diferenças.

 

wordpress.org

WordPress.org também conhecido como “o verdadeiro WordPress”, é a plataforma de site popular sobre a qual você já ouviu falar de coisas boas.

É de código aberto e 100% gratuito para qualquer pessoa usar. Tudo que você precisa é um nome de domínio e hospedagem na web. É por isso que também é conhecido como WordPress auto-hospedado.

Com o WordPress.org, você tem controle total do seu site. Você é livre para fazer o que quiser e personalizá-lo o quanto precisar.

O custo real do site WordPress.org varia de acordo com o que você está a tentar construir (blog simples, site de portfólio, loja de comércio eletrónico, site de associação, etc.). Existem também outros fatores, como modelos gratuitos vs modelos premium, plug-ins gratuitos vs plug-ins premium, etc.

 

wordpress.com

WordPress.com é um serviço de hospedagem criado pelo co-fundador do WordPress, Matt Mullenweg. Por causa do mesmo fundador, muitas vezes os usuários confundem WordPress.com com o popular software WordPress.org.

Neste caso, você não tem de se preocupar com alojamento, pois vai pagar a uma empresa para instalar e manter o seu website. Você apenas se preocupa em criar conteúdo e desenhar as suas páginas.

O senão desta versão é que tem de pagar por um plano de WordPress. Cada plano tem as suas limitações e é possível que sejam demasiado limitados para as suas necessidades.

 

Resumindo…

WordPress.org, muitas vezes chamado de WordPress auto-hospedado, é o software WordPress de código aberto gratuito que você pode instalar em seu próprio host para criar um site 100% seu.

O WordPress.com é um serviço pago com fins lucrativos que é desenvolvido pelo software WordPress.org. É simples de usar, mas você perde muito da flexibilidade do WordPress auto-hospedado.

Na maioria das vezes, quando as pessoas dizem “WordPress”, elas se referem ao WordPress auto-hospedado disponível em WordPress.org. Se você deseja realmente ser o proprietário do seu site, o WordPress.org auto-hospedado é quase sempre a melhor opção.

Tudo o que você precisa fazer para começar a usar o WordPress auto-hospedado é comprar hospedagem na web e um nome de domínio.

Esperamos que agora já saiba o que é o WordPress.

 

Se precisar de ajuda profissional para criar o website dos seus sonhos, a equipa da Onda é altamente formada e experiente com WordPress. Envie-nos uma mensagem e vamos conversar!

Partilhe este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ten − 6 =