Quem São Os Profissionais Do Marketing Digital?

Trabalhar Com Marketing Digital Em Portugal

Partilhe este Post

Tem interesse em trabalhar com Marketing Digital em Portugal? Conheça algumas das várias novas profissões que têm surgido com o avanço da internet.

 

Gestor De Anúncios

Um gestor de anúncios, ou gestor de tráfego, é responsável por fazer a gestão de campanhas publicitárias online de uma empresa.

São profissionais muito valorizados pelo mercado que devem ter conhecimentos profundos sobre a ferramenta utilizada, seja o Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo, como também sobre a área e o público consumidor do anunciante.

 

Influencer

Uma das posições mais famosas do mercado, um Influencer trabalha a criar conteúdo em uma rede social, na maioria das vezes o Instagram, e a promover comportamentos, marcas e a sua opinião.

É uma profissão das mais subestimadas pois envolve muito mais do que falar para a câmera. Muitas vezes esses profissionais trabalham sozinhos e performam várias atividades de áreas diferentes. Escrevem guiões, operam a câmera, editam vídeos, planeiam conteúdo para as redes sociais, etc.

 

Redator

Um Redator é um produtor de conteúdo escrito para a Web. É especializado na produção de texto para o mundo online, com especialidades que variam de blog posts, artigos jornalísticos, press releases, legendas para redes sociais, etc.

É em essência um escritor para o mundo digital, responsável pela comunicação escrita de uma marca, o que o delega grande responsabilidade.

Além de ter a habilidade de escrita na sua língua e em pelo menos mais uma outra, ele deve também ser capaz de revisar e planear conteúdo estratégico otimizado para motores de busca (SEO).

 

Gestor De Redes Sociais

Também conhecido como um Social Media, um Gestor de Redes Sociais cuida da estratégia de marketing de uma conta em uma rede social, como Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, entre outras.

É a pessoa indicada para gerir o seu perfil, caso você tenha um objetivo em mente. É também o responsável pela organização de estratégia, criação de conteúdo e feedback ao seu público online.

Muitas vezes esses profissionais precisam ter habilidades de webdesign, produção textual e fotografia.

 

Editor de vídeos

O editor de vídeos é o profissional responsável pela edição de vídeos para plataformas online como o Youtube, IGTV do Instagram e até mesmo redes sociais como o TikTok.

É um trabalho que envolve não necessariamente a participação na produção dos filmes, mas conhecimentos de editores de vídeo digitais.

 

Webdesigner

Webdesigners, os artistas do Marketing Digital são responsáveis por criar designs para websites, contas de Instagram, páginas de vendas, entre outros.

São eles os profissionais que fazem com que uma marca tenha uma imagem condizente aos seus valores. Além de ter um senso estético apurado, o webdesigner deve também ter conhecimentos em HTML, CSS, e JavaScript.

 

Assistente Virtual

Essa nova profissão veio a ser uma queridinha do teletrabalho. Os assistentes virtuais possuem um nome autoexplicativo.

São assistentes que prestam serviço online a um cliente a gerir emails, compromissos na agenda, responder contactos em redes sociais, entre outros.

 

Copywriter

O copywriter é um escritor especializado em escrever textos persuasivos que levem o leitor a tomar uma determinada ação.

Esses textos, conhecidos no ramo como cópias, são muito utilizados em anúncios publicitários, e-mail marketing, criação de websites, etc.

Quando unida ao Marketing de Conteúdo bem aplicado, a estratégia de Copywriting torna-se infalível.

 

 

E então, já encontrou o profissional que precisa?

 

Saiba mais sobre o Marketing Digital com os artigos da Onda Marketing Lab.

Partilhe este Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 × one =