Branding: Como Criar Uma Marca De Sucesso Para O Seu Negócio

como criar uma marca de sucesso branding

Partilhe este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Está no processo de começar um novo negócio? Gostaria de saber como criar uma marca de sucesso associada à sua empresa?

Branding é o conjunto de acções alinhadas ao posicionamente, propósito e valores da marca. Tem como obejtivo despertar sensações e criar conexões com consumidores que vão influenciar a decisão no momento da compra.

Na fase de criação de uma marca é muito importante pensar seriamente nos seguintes pontos:

  • Qual a ideia do negócio?
  • Quais são os valores da sua empresa?
  • Qual é a visão da sua empresa?
  • Qual é a personalidade da sua empresa?

As respostas a estas questões vão definir o perfil que deseja passar aos seus clientes, bem como futuros clientes.

 

 

Porque você precisa de uma marca bem trabalhada?

Uma boa marca pode ajudar a ganhar destaque em relação aos concorrentes. A marca adiciona valor à sua oferta e ajuda a criar uma relação entre as pessoas e o seu negócio.

Como diz o conceituado Seth Godin, “Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro“.

 

Criar a diferença

Branding é uma maneira de fazer sobressair o que torna o seu negócio diferente e, acima de tudo, mais desejável que outros negócios similares.

Branding de qualidade eleva um produto ou organização ao nível de carácter único e entidade reconhecida. Pode criar uma ligação emocional na cabeça dos consumidores, que acabam por escolher os produtos da sua empresa através de julgamento emocional e pragmático.

Como um bom exemplo, gostamos de partilhar a história do vinho Mateus Rosé. Ao querer marcar a diferença num mercado altamente padronizado e sem grande inovação, a equipa do vinho Mateus decidiu comercializar o seu vinho numa garrafa com um formato diferente do normal. Ao utilizarem uma garrafa mais pequena e com um formato diferente, os supermercados viram-se obrigados a colocar as garrafas do vinho Mateus Rosé na parte da frente das prateleiras de todos os supermercados. Desta maneira, o vinho ganhou imensa visibilidade e o resto é história!

 

Adicionar valor

As pessoas geralmente estão dispostas a pagar mais por um produto de marca.

A Tesco, por exemplo, começou o percurso como um supermercado económico e agora vende uma variedade de produtos. Hoje em dia, qualquer produto que tenha a marca da Tesco é imediatamente associado a um produto de confiança e qualidade. Isto acontece porque a marca da Tesco tem vindo a ser trabalhada com produtos de qualidade a preços bons.

 

Conectando-se com pessoas

Conectar-se com pessoas é extremamente importante para todas as organizações. Uma boa marca consegue a fidelidade dos seus consumidores.

A Apple, por exemplo, lançou inicialmente o iPod. Este produto catapultou a empresa de homens de negócio para uma massa de pessoas ligadas ao entertenimento. O iPod aproveitou-se da ligação emocional que as pessoas têm com música.

Ao virar-se para a música e filmes, a Apple redefiniu a sua imagem de marca para se conectar com uma audiência bem maior, para além do mundo da computação e da criatividade.

A Apple continuou esta mudança com a intridução do iPhone, iPad e App Store. Estes produtos trouxeram os computadores e o seu software até à cultura de computador convencional.

 

 

Como criar uma marca de sucesso para o seu negócio?

Defina a sua marca. Se está a considerar reconstruir a marca do seu negócio, os seus produtos ou serviços, ou se pretende reconhecer onde a sua marca está posicionada hoje, considere os seguintes pontos:

  • A grande idea: O que está no coração do seu negócio?
  • Valores: Em que premissas você acredita?
  • Visão: Onde pretente levar o seu negócio?
  • Personalidade: De que maneira quer se relacionar com os seus consumidores?

 

Uma marca deve adaptar-se aos novos consumidores

Devido à globalização, a competitividade aumentou em todo o mundo. Por este motivo, as marcas passaram a ter de expressar mais significado do que antigamente. Hoje em dia é essencial que as marcas tenham um propósito, para além de um posicionamento no mercado. É importante ser sensível a causas ambientais, humanitárias e tudo aquilo que é admirado pelas novas gerações que se estão a tornar no principal comprador de produtos e serviços.

 

Uma marca deve ter personalidade forte

Cada vez mais os consumidores fazem questão de se sentir proximos das marcas que utilizam. Estamos acostumados a contato próximo e pessoal até com grandes multinacionais. O fator humano voltou a ser importante, mais até do que apenas o produto em si.

Pensando nos seus clientes alvo, é importante adaptar a sua linguagem aquilo que faz mais sentido na vida dos consumidores. Esta linguagem muda ao longo das gerações. Não se esqueça de se adaptar com frequência!

 

Esteja presente em todos os meios de comunicação

Onde está o seu público? Que canais ele usa para se relacionar com outras marcas e pessoas?

Existem diversos canais de comunicação. Não significa que deva utilizar todos, mas lembre-se de explorar novas plataformas. O seu consumidor pode estar por lá.

É essencial ter um website. Os websites são o cartão de visitas das empresas. Descubra alguns dos motivos pelos quais um website faz falta ao seu negócio lendo este artigo do nosso blog.

Crie uma página do Facebook, um perfil no Instagram e utilize o WhatsApp. Hoje em dia são meio essenciais!

 

Produza conteúdo de qualidade

Para além dos meios de comunicação acima referidos, é muito importante produzir conteúdo de qualidade. Este conteúdo vai mostrar aos seus consumidores que você é um especialista na sua área. Isto aumenta a confiança dos consumidores e a sua autoridade enquanto empresa.

 

 

Quem o pode ajudar a criar uma marca de sucesso?

Existem vários profissionais experientes que podem tronar o processo de criação de uma marca num processo mais simples. Para além de um bom designer, é importante trabalhar com um especialista em marketing digital experiente. Falamos sobre profissionais que o pedem ajudar em muitas áreas do seu negócio no nosso artigo ‘Quem são os profissionais do marketing digital?‘ do nosso blog.

Aqui na Onda Marketing Lab também o podemos ajudar neste processo. Envie-nos uma mensagem ainda hoje através da nossa página de contato.

Partilhe este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × three =