Baby Boomers, Millennials & GenZ: Quais Redes Sociais Cada Geração Prefere?

Partilhe este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quais redes sociais cada geração mais usa? Para onde apontar os esforços online da sua marca?

Ao planear uma estratégia de Marketing Digital é vital conhecer bem a sua persona, o seu cliente ideal.

Quem é, com o que trabalha, qual é a idade do seu cliente ideal? A que geração a sua persona pertence? Ao tratarmos do uso de redes sociais cada geração é diferente.

  • Baby Boomers (1946 a 1964)
  • Geração X (1965 a 1980)
  • Geração Y ou Millennials (1981 a 1995)
  • Geração Z: (1996 a 2015)
  • Geração Alpha: (a partir de 2016)

 

Cada geração tem o seu próprio jeito de pensar, os seus valores e hábitos de compra. E isso tudo é visível no uso das Redes Sociais. 

Segundo uma pesquisa de julho de 2020 da Marktest, 87%  dos Portugueses visita redes sociais várias vezes por dia. Destes utilizadores, 1/3 já fez compras nas redes sociais, um número duas vezes maior que em 2013.

A quais estratégias de redes sociais cada geração seria mais responsiva?

Foi a pensar nisso que nós preparamos este blog post para guiá-lo no conhecimento do seu cliente ideal e, consequentemente, para o sucesso da sua campanha de Marketing para as redes sociais.

 

Baby Boomers, nascidos entre e 1946 e 1964

Nascidos após a 2ª Guerra Mundial, os membros da geração Baby Boomers em Portugal cresceram em um momento de reconstrução das nações, repressão na era Salazarista e guerras coloniais.

Foram testemunhas das revoluções e liberdade na sociedade portuguesa, que possibilitaram a modernização e progresso do país.

Possuem hoje entre 60 e 80 anos e a maior concentração de riqueza de todas as gerações. Os valores dos Baby Boomers são de disciplina e estabilidade, são mais fiéis às marcas que consomem e correspondem a cerca de 25% da população portuguesa.

Essa é a geração mais resistente a mudanças e com maior dificuldade de se adaptar à tecnologia.

As redes sociais que esta geração mais utiliza são:

  • WhatsApp
  • Facebook

Ao planear uma estratégia de marketing digital nas redes sociais voltada à Geração dos Baby Boomers, cabe lembrar que eles veem as redes sociais como uma fonte de informação e preferem que as marcas mantenham uma certa distância profissional ou imagem formal.

 

 

Geração X, nascidos entre 1965 e 1980

Esta geração adaptou-se à internet já na vida adulta mas, ao contrário dos Millennials, não aderiram à partilha da vida pessoal pública, são mais reservados.

Ocupam a maioria das posições de empreendedores atualmente e são usuários frequentes das redes sociais.

Assim como os Baby Boomers, os GenX utilizam as redes sociais para contactar amigos e familiares, buscar informações, mas não têm muita confiança em comprar online de marcas desconhecidas.

Esta geração favorece àquelas marcas que possuem um considerável número de avaliações positivas na internet.

As redes sociais que esta geração mais utiliza são:

  • WhatsApp
  • Facebook
  • LinkedIn

Ao planear uma estratégia de marketing digital voltada à Geração X deve-se estabelecer à sua marca autoridade e confiabilidade. Esta é a geração aprecia a sua individualidade e é um tanto desconfiada em comprar online, então fará uma vasta busca antes de realizar a compra.

 

 

Geração Y ou Millennials, nascidos entre 1981 e 1995

Os jovens adultos do novo milênio, os membros da geração Y têm hoje entre 25 e 40 anos de idade e são os pioneiros digitais.

Esta geração cresceu em prosperidade mas vivenciou ao entrar no mercado de trabalho duas crises económicas gravíssimas em Portugal e no mundo, a crise de 2008 e a crise do novo Coronavírus em 2020.

Enquanto é uma geração que acompanhou o avanço da tecnologia de perto, os Millennials não têm tanto dinheiro quanto as gerações anteriores e acostumaram-se a pesquisar online antes de uma compra, dar menos importância a roupas de marca e à compra de uma casa própria.

Preferem viajar o mundo, alugar casa, ir a festivais e viver experiências ao tradicional casamento, casa própria e filhos antes dos 30. Assim como a geração Z, os Millennials (geração Y) dão cada vez menos importância à fidelidade à empresa a qual trabalham. 

É portanto uma geração menos individualista e mais aberta às oportunidades da internet, que a utilizam sem pudor para partilhar a sua vida. Preferem Uber à Taxis, Airbnbs à hotéis e por aí vai.

Millennials são a geração com maior número de contas em redes sociais diferentes, e tendem a publicamente partilhar as suas conquistas online para que os seus amigos vejam.

As redes sociais que esta geração mais utiliza são:

  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • LinkedIn

Ao planear uma estratégia de marketing voltada a Millennials deve-se procurar interagir com o público a partir do seu próprio nível e círculo de confiança. Estas pessoas sentem-se mais seguras a comprar de um conhecido ou a partir de indicações de amigos e influenciadores.

 

 

Geração Z, nascidos entre 1996 e 2010

A mais nova geração a chegar ao mercado de trabalho, os membros da Geração Z já estão a mudar o curso da economia mundial.

Nascidos em meio à era da informação digital, esta geração possui valores fortes de proteção ao meio ambiente, são ativistas de causas sociais a favor da igualdade, bebem menos álcool e comem menos carnes que as gerações anteriores.

É a geração que está a assumir a responsabilidade de cuidar do planeta, que cresceu acostumada à internet e está ativamente a lançar as novas tendências. Eles não adaptam-se à mudança, eles são a mudança.

Os jovens GenZ são as pessoas que mais passam tempo nas redes sociais, e não necessariamente para falar com amigos ou ter benefícios profissionais, mas sim por puro entretenimento. O marketing de influeciadores é um favorito desta geração.

Foram eles os responsáveis por tornar a rede social de vídeos TikTok a 5ª mais utilizada em Portugal em 2020. (Marktest)

As redes sociais que esta geração mais utiliza são voltadas ao visual:

  • TikTok
  • Instagram
  • Youtube
  • Snapchat

Ao planear uma estratégia de marketing digital voltada ao público da geração Z é importante apostar em conteúdos visuais atraentes, ilustrações, imagens e vídeos de boa qualidade que conquistem a persona à primeira impressão. Não interessa-lhes o renome da marca, e sim quem a indica e a experiência que ela proporciona ao público.

 

 

Geração Alpha, nascidos a partir de 2011

Ainda muito jovens para as redes sociais, os membros dessa última geração prometem um futuro muito mais tecnológico, digital e como jamais visto.

 

Gostou do post? Envie àquele amigo que trabalha com redes sociais!

Partilhe este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 × one =